sexta-feira, 25 de abril de 2008

2ª Etapa - Sexta-Feira - 25 Abril

Ponto partida: Deba

Depois de sair de Deba, rolamos pela costa até Mukina, ponto a partir do qual nos afastamos da linha do mar, iniciando a subida ao Monte Arno. Aos 10 Km, após 4 Km sempre a subir já levavamos 280 m de ascending, estando convencidos que as maiores dificuldades tinham ficado para trás ...

Puro engano!!! Depois de uma descida vertiginosa, tivemos que enfrentar uma inacreditável sucessao de rampas, até atingir a cota máxima, o que nos levou a um acumulado de 58o metros apenas aos 15 Km desta segunda etapa.

A seguir veio o melhor do dia ... um trajecto fortemente vocacionado para a prática do BTT, alternando descidas alucinantes, com outras extremamente técnicas e ainda uma extensao de vários Km num sobe e desce permanente ... com muita, muita lama!

Quanto à paisagem, as fotografias irao falar por nós!

Finalmente chegamos a Markina!... depois de ser sujeitos a uma grande desgaste ... o Old Chemical já registava 1712 Kcal queimadas ...

Distancia percorrida: 26 Km
Ascending: 775 m

Depois de uma tapa ligeira e bebidas refrescantes ... sem alcool claro!...

;-)

... retomamos o Caminho, rumo a Guernika, tendo que enfrentar uma longa subida até ao bonito Monastério de Zenarruta, situado numa colina, com um enquadramento simplesmente impressionante (depois de nove kilometros sempre a moer ... ascendind 1050 m).

A meio da longa descida para Guernika, passamos por pequeno povoado de nome ... S. Sebastian de Baselina!!!

Uma vez em Guernika, fizemos um pit-stop para forrar o estômago, longe de imaginar o que iria seguir ...

Depois de mais uma solicitacao ao Old Chemical, o Dr. Amor teve a frase do dia:
"Sendo dos poucos peregrinos que se fazem acompanhar por um médico, continuamos a preferir tratar-nos com um curandeiro...!?!"

Após retomar o Caminho, e numa altura em que seguiamos em pleno vale, tivemos que enfrentar uma das maiores dificuldades do dia ... uma extensa subida em terra com acentuada inclinacao ... onde surpreendentemente o Old Chemical revelou uma falta de desportivismo nunca antes vista!!!

Passo a contar, depois de vários meses de treino ... e inumeros hamburguer's de ervilha ... o homem tem-se feito ao caminho como um leao, no entanto, nessa subida de elevado grau de dificuldade ... registem: ELEVADO ... o Young Chemical ... eu ... fazendo uma gestao do esforco notavel, ultrapassou todos os outros peregrinos com inaudita facilidade ... ate passar pelo mano velho a toda a brita ... este, nao apresentando argumentos fisicos à altura, decidiu parar no tanque para se refrescar ...

Registem: Young Chemical ... vence premio da montanha de categoria extra ... 10 pontos!

:-)

Seguimos entao para Lezama, onde nos esperava o Miguel Finisterra ... finalmente o grupo está completo: 7 barrigudos a caminho!

De Lezama a Bilbau, nao respeitando as recomendacoes da amiga Filomena, que nos desaconselhava a entrada em Bilbau por Monte ... "desaconselho vivamente" ... levamos uma tareia para nao esquecer tao cedo ... lama, bicicletas com alforges acima dos 2o kg e um inclinacao tramada ... so podia dar em tareia!

A nossa guru nao sabia que para broncos de Famalicao, adjectivacao para ser levada em conta, tem que meter obrigatoriamente palavrao ...

Uma vez em Bilbau, podemos afirmar que foi uma boa etapa ... estamos apenas a 9 Km de Barracaldo, que era o destino previsto para a segunda etapa. Amanha prevemos recuperar o atraso.

Resumo da etapa:

- Distância: 83 Km
- Acumulado: 2000 m
- Velocidade média: 12,8 Km/H
- Hora partida: 8:30H
- Hora chegada: 18:40H
- Tempo deslocacao: 6:27H

(o Old Chemical consumiu 5000 Kcal ...)

PS: o Espanca-as-Montras adormeceu numa espreguicadeira do Albergue ... o velho Cavalo Branco é um mito do passado ...

6 comentários:

Anónimo disse...

estou a achar interessante e a roer-me de inveja, mas!!

não há gajas??

o rui além de barrigudo está velho!!

continuação de bons empenos!!

Anónimo disse...

Que se lixe os kms e o ascending! Nós queremos é ler sobre as aventuras de Ali, o Químico! Ele já tem um clube de fãs aqui na Mãe Pátria!

JM disse...

Isso foi passageiro, concerteza relacionado com, os ainda vapores do queijo basco do gajo que seguia à frente.

JM

(???)uma extensa subida em terra com acentuada inclinacao ... onde surpreendentemente o Old Chemical revelou uma falta de desportivismo nunca antes vista!!!

Labareda disse...

Já repararam que já não falam nos italianos? Foi um gás que lhes deu...
A guardia civil, está em alerta vermelho. Perigo de guerra biológica... porque será?

Anónimo disse...

Falta de desportivismo??????? não... foi mesmo falta de gás... eheheheh!

Toupas

Anónimo disse...

ESTOU A VER QUE QUANDO A MALTA CHEGAR A COMPOSTELA VAI FICAR CÁ COM UM CORPINHO DANONE...!
FORÇA RAPAZES!... E CONTINUEM COM ESSES RELATOS
CTEIXEIRA
O CÉLULA