sexta-feira, 2 de maio de 2008

4ª Etapa - Domingo - 27 Abril

Trajecto: Laredo - Santillana del Mar

Saída de Laredo: 8:30H

Atravessamos toda a cidade, percorrendo também a marginal até à praia, onde fomos apanhar o barco para Santoña, onde aproveitamos para tomar um pequeno almoco reforcado, periodo animado pelas melodias do grande Julio Iglesias!

À saída da pequena vila pescatória, pela primeira vez tivemos em consideracao as sábias palavras da nossa guru Filomena, pois a escarpa por onde seguia o Caminho, deve ser ultrapassada com grande dificuldade por peregrinos a pé ... quanto mais com bibicletas equipadas com alforges!?!

Seguimos então pelo caminho alternativo, rodando a bom ritmo até Somo, onde efectuamos nova travessia de barco até Santander. Este trajecto foi fortemente dificultado pelo forte vento que tivemos pela frente, pelo frio e também pela chuva ... apesar de ligeira ... obrigou-nos a reforcar a impermeabilizacão dos alforges.

Uma vez em Somo, tivemos que aguardar cerca de 30 minutos pelo barco, o que nos permitiu conhecer três peregrinos que seguiam a pé, com quem tivemos oportunidade de confirmar a extrema dureza das etapas no País Basco. As condicões climatericas adversas impediram-nos de disfrutar da entrada em Santander pela frente marítima, uma vez que nos vimos forcados a resguardar-nos na cabine (as bicicletas foram sujeitas a um valente "banho" de água salgada ...).

A saída de Santander foi fortemente dificultada pelas obras de uma nova auto-estrada, que acabaram por destruir parte do caminho original. Numa das tentativas para encontrar o caminho, e porque a água escasseava, tivemos oportunidade conhecer a Maribel, uma senhora muito simpatica que nos ofereceu várias garrafas de água para podermos reabastecer.

Após retomarmos o caminho, seguimos até Ponte Arce, onde tivemos oportunidade de saborear uma das maravilhas da gastronomia Asturiana: uma soberba favada de lebre!!!



Com um reforco alimentar deste calibre, o trajecto até Satillana del Mar foi realizado a bom ritmo e sem contratempos. Uma vez em Santilla, a surpresa era geral ... a beleza da magnifica vila medieval ficou muito além das nossas expectativas ... ter sido eleito o mas belo pueblo de Espanha não foi obra do acaso!

As imagens irão falar por sí ...



Resumo do dia: 91 Kms / 6:00H de trajecto

2 comentários:

JM disse...

Amanhã podiamos combinar para voçês aparecerem na web em directo, basta para isso apenas combinar uma hora e depois avisar familia e amigos.

O local é a "Praza das Praterías", encostados no chafariz, e voltados para a oficina do peregrino, a camara web está situada na varanda da Oficina do Peregrino, na Rúa do Vilar.

JM

JM disse...

Esqueci o endereço:

www.crtvg.es

E depois selecionar a camara web da "Praza das Praterías".

JM