sábado, 10 de maio de 2008

6ª Etapa - Terça-Feira - 29 Abril

"Depois da tempestade, vem a bonança ... "

Depois da frustração do dia anterior, a alvorada foi realizada às 6:00H, com a grupo a fazer-se à estrada ao raiar da aurora. Definimos que hoje teriamos de recuperar o atraso e voltar a entrar no run-time que tinhamos pré-definido:

Objectivo: Gijon
Distância: 107 Km

Hoje o grupo ficou reduzido a 6 elementos, uma vez que o Armando terá que se deslocar a Famalicão para tratar de assuntos de carácter profissional (contamos com o seu regresse na 5ª Feira).

Rolamos a bom ritmo até Ribadessella, onde chegamos após ter percorrido 36 Km, marcados pelo intenso frio matinal e também pela bela imagem dos Picos da Europa à nossa esquerda ... ainda cobertos por um extenso manto de neve.

Mantivemos o ritmo forte até Villaviciosa, porque atingir esse ponto até ás 15:00H, iria seguramente permitir-nos atingir o grande objectivo do dia: Gijon. Pelo meio tivemos que interomper a marcha, para fugir a um intenso aguaceiro, que incluiu granizo ... valeu-nos o viaduto de uma estrada em construcção para nos abrigar!

Cerca das 14:00H chegamos a Villaviciosa, com cerca de 80 km percorridos, o que concedeu autoridade moral para exigir ao nosso Mourinho um almoço reforçado: favada de javali, regada com famosa Sidra Asturiana. Nesta paragem tivemos ainda oportunidade de conhecer um peregrino Basco, que caminhava desde 9 de Março ... tinha partido de Jaca, percorrendo todo o Caminho Francês até Santiago ... e regressando a pé a Bilbau pelo Caminho do Norte ... um homem perturbado por acontecimentos trágicos e que procurava encontrar no Caminho algumas respostas ... oxalá as tenha encontrado!

Depois do respasto, terreno onde claramente o grupo joga para a Champions League, veio a sobremesa ... é que os cerca de 30 km que faltavam para Gijon, incluiam duas extensas subidas, uma delas com mais de 9 Km ... dos 16oo metros de ascending desta etapa, a grande fatia concentrou-se neste percurso.

Uma vez em Gijon, ficamos a saber que o Albergue fica nas cercanias da cidade, a cerca de 4 km do centro, o que nos levou a optar por passar a noite num hotel.

Sem comentários: